quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tratar o Acne com o Poder da Mente

Psicologia da Acne
A acne afecta não só a pele, como actua também em níveis mais profundos. Se não for tratada, a acne pode ter implicações importantes na sua qualidade de vida. Aprenda a mudar a perspectiva negativa das borbulhas.

A importância da Acne e a Psicologia
Acne e Psicologia
Os aspectos psicológicos da acne são frequentemente negligenciados. A acne é uma doença de pele que vai muito além dos sintomas físicos das borbulhas.

Auto-Estímulo dos Pensamentos de Felicidade – Você Controla o seu PRÓPRIO Destino
Por Jennifer. Este artigo irá ajudá-lo a identificar os seus pensamentos pessimistas e ajudar a transformá-los, numa perspectiva interna saudável. Inclui também alguns conselhos fundamentais para fomentar a Auto-Estima.

Já é suficientemente duro ter de ostentar a nossa doença no nosso rosto, e termos de nos proteger constantemente das reacções, observações e comentários irracionais dos outros. Não devemos atormentar-nos emocionalmente por causa da nossa acne, acreditando que somos "mercadoria estragada". Às vezes nós somos os nossos próprios inimigos, convencendo-nos frequentemente que "ninguém quer sair connosco, casar connosco ou amar-nos". A incapacidade de mudarmos a nossa aparência ou de curar a acne pode tirar-nos toda a esperança e levar-nos ao desespero. Um historial longo de sucessivos tratamentos mal sucedidos ou uma acne permanente que vai cicatrizando podem aprofundar a nossa sensação de desespero. Podemos até mesmo sentir que "as nossas possibilidades de ter uma vida social terminaram". Só algo dentro de nós pode ter força suficiente para levar a cabo uma jornada longa e dolorosa, sem infligirmos a nós próprios cicatrizes emocionais permanentes. O que melhor aprendemos é a compreender os nossos padrões de felicidade, que são o melhor controlo que podemos conseguir para a nossa felicidade interna. Mesmo quando ainda estamos a sofrer, perturbados pela inevitável consciência da nossa aparência imperfeita, temos de ter controlo sobre nós mesmos e defender-nos desses pensamentos negativos. Está a deixar que os seus pensamentos negativos tomem conta de si, afastando a felicidade de si e destruindo-o?

“Ter acne é um castigo por alguma coisa que eu fiz.” Ao acreditarmos que "tudo acontece por uma razão", podemos falsamente concluir que ter acne é uma punição pelos nossos pecados ou que estamos a ser vítimas de uma fatalidade do destino.
Perspectiva Saudável Interna: A acne é uma doença que pode acontecer a qualquer pessoa que tenha um nível elevado de androgénio no corpo, tendo por resultado a actividade excessiva das glândulas sebáceas, tapando os poros. Por outras palavras, você não tem culpa de ter acne! Os diferentes tratamentos resultam melhor e mais rapidamente nuns indivíduos do que noutros.



“Permito críticas e opiniões de outras pessoas, controlando os meus sentimentos sobre mim próprio.” Os outros acham que somos feios, por isso deve ser verdade.
Perspectiva Saudável Interna: Lembre-se que é você quem cria os seus próprios sentimentos e toma as suas próprias decisões. As pessoas e os acontecimentos não causam sentimentos, embora POSSAM frequentemente desencadear hábitos mentais. Nós focalizamo-nos demasiado nas expectativas e nos padrões não realistas dos outros, especialmente dos pais e da sociedade. Em vez disso, deverá focalizar-se nas suas capacidades, talentos e qualidades positivas. Esteja disposto a correr o risco da desaprovação dos outros e acredite nas suas potencialidades. Aceite-se a si próprio; se não o fizer, terá de se conformar para poder ser aceite.

“Classifico-me negativamente e culpo-me pelo meu estado.” Nós somos os críticos mais duros de nós próprios, encontrando sempre culpas na forma como parecemos e sentimos. “Sou um falhado e a culpa é minha".
Perspectiva Saudável Interna: Substitua a auto-crítica pela auto-confiança. Elogie-se por aquilo que consegue. Veja o lado positivo. Diga para si próprio, alto e bom som: "Mesmo com acne, gosto de mim na mesma”.

“Torno-me defensivo e fico irritado com o mundo e comigo mesmo.” Quando nos apontam a acne, sentimo-nos atacados e respondemos na defensiva. Ter acne pode provocar uma raiva profunda contra a doença e contra o mundo "normal". A raiva por vezes vira-se contra nós. Exterminamos pequenos bocadinhos de nós mesmos: deixamos desaparecer uma paixão, abandonamos um passatempo favorito, ignoramos uma oportunidade para o prazer ou para o sucesso.
Perspectiva Saudável Interna: Você é apenas humano, por isso trate-se com bondade, não abuse! Siga em frente com atitude positiva; ria-se de si próprio. Explore as suas capacidades de rir e de gritar. Se sabe que está a fazer tudo o que pode para cuidar da acne, faça uma pausa! Você tem muito pouco controlo sobre o processo que o seu corpo está a atravessar.

“Procuro constantemente a aprovação dos outros.” Ter sempre o amor ou a aprovação de todas as pessoas importantes para si é um objectivo inatingível.
Perspectiva Saudável Interna: É mais realista e desejável desenvolver padrões e valores pessoais que não estão completamente dependentes da aprovação dos outros. Anime-se, está a fazer o melhor que pode para ultrapassar isto. Não espere para ouvir isto de outra pessoa qualquer. Diga a si mesmo que você vale a pena. Faça alguma coisa particularmente agradável para uma pessoa muito importante – você!

“Tenho receio de enfrentar o mundo.” Afastamo-nos frequentemente da vida social, rotulando-nos de “mercadoria estragada” que não tem lugar entre os bem-parecidos, e as reacções insensíveis ou irracionais das outras pessoas alimentam o problema. O nosso círculo de amigos pode diminuir drasticamente, e depois do acne aparecer não tentamos fazer novos amigos. Mesmo que na realidade não o queiramos, acabamos por renunciar aos clubes e aos grupos, trocando o convívio social pela busca da solidão.
Perspectiva Saudável Interna: Não deixe de viver a sua vida! Motive-se a si próprio com a escolha, e não com o medo. Visualize o sucesso e tome as decisões que fazem sentido com essa imagem de sucesso. Por exemplo, imagine-se a realizar uma tarefa com sucesso e pense na satisfação que terá quando atingir os seus objectivos. Continue a fazer as coisas que você sabe que faz bem. Certamente receberá mais elogios da parte dos outros.

“Acredito que não posso fazer determinadas coisas porque tenho acne.” Dizemos frequentemente "não posso ir dançar” ou “não posso ir à rua". Se o fizermos frequentemente, tal torna-se numa profecia cumprida e ficaremos cada vez mais fracos e sem auto-controlo.
Perspectiva Saudável Interna: Acredite em si próprio e convença-se que você merece as mesmas oportunidades que todos os outros. Diga a si mesmo frases positivas e encorajadoras. Desenvolva as suas capacidades de gostar de si e de se sentir bem consigo mesmo.

”Atribuo tudo à acne, o que é bom e o que é mau.” Se alguém nos faz um elogio, pensamos para nós próprios: “pois, mas ainda tenho acne, nunca vou ser bom o suficiente”, em vez de aceitar o elogio.
Perspectiva Saudável Interna: Você é que escolhe, por isso aceite o elogio pelo cumprimento dos seus objectivos! Olhe para as contrariedades provisórias como uma oportunidade de crescimento. As apreciações positivas mantêm a sua energia e dão-lhe uma melhor aparência. Incentive o auto-discurso positivo com as suas vozes internas.

“Estou sempre a remoer nas coisas boas e más que me fizeram.” Não podemos perdoar e esquecer, simplesmente deixamos todos aqueles pensamentos negativos convencerem-nos que tudo o que qualquer pessoa diz é sempre verdade.
Perspectiva Saudável Interna: A única parte do passado que o afecta é a sua interpretação presente dele. Apenas você é responsável por isso. Tente reinterpretar os eventos do passado de uma forma positiva. Lembre-se que lá por todos terem uma opinião, não significa que ela seja verdadeira. Perdoar pode ajudar e, às vezes, é necessário para seguir em frente. Não se esqueça também de se perdoar a si mesmo!


Construir a Auto-Estima
 Enfatize as suas forças. Elogie-se por cada coisa nova que experimentar. Só é possível tentar fazer coisas se tentar fazê-las bem. Isto permite que se aceite a si mesmo enquanto se esforça para melhorar. Ao focalizar-se naquilo que pode fazer, você elogia-se pelo seu esforço e ganha auto-confiança para alcançar os seus objectivos.
 Corra riscos. Aproxime-se das experiências novas como oportunidades de aprendizagem, em vez de ocasiões para ganhar ou perder. Isto irá abrir-lhe novas possibilidades e aumentar o seu sentido de auto-confiança. Se você nunca correr riscos, cada oportunidade torna-se numa possibilidade de falhar, inibindo o crescimento pessoal.
 Adopte conversas positivas para si mesmo. Usar a conversa positiva é uma forma de enfrentar o pessimismo. Substitua essa voz negativa interna com atitudes mais razoáveis. Lembre-se, você não controla as atitudes e as opiniões dos outros, apenas controla as suas.
 Avalie-se de forma independente. Fazer isto permite que evite a confusão constante de confiar exclusivamente nas opiniões dos outros. Focalizar-se internamente em como se sente com o seu próprio comportamento, o cumprimento dos seus objectivos, etc., dar-lhe-á um sentido mais forte de si próprio e impedirá que conceda o seu poder pessoal aos que o rodeiam.

Lembre-se que a nossa felicidade (ou a nossa angústia) depende daquilo que dizemos a nós próprios, de como nos tratamos, e de como interpretamos o nosso mundo. É um trabalho interno que devemos motivar em nós próprios. Quando confiamos em nós e nas nossas capacidades, temos um sentido geral de controlo das nossas vidas, e acreditamos que, dentro do que é razoável, poderemos fazer qualquer coisa que desejarmos, planearmos ou esperarmos.

4 comentários:

  1. Gratidão pelo texto, tenho acne e sempre quiz que ela não estivesse aqui, mas há algum tempo venho me perdoado e deixando de focar na tristeza que ela me trás, tenho me aceitado e sei que é uma questão rápida de tempo e ela não mais existirá.

    ResponderEliminar
  2. Gratidão pelo texto, tenho acne e sempre quiz que ela não estivesse aqui, mas há algum tempo venho me perdoado e deixando de focar na tristeza que ela me trás, tenho me aceitado e sei que é uma questão rápida de tempo e ela não mais existirá.

    ResponderEliminar
  3. Grato Pelo Texto!
    Porque Eu Também sofro Dessa doença E Este Texto Veiu Pra Levantar A Minha Auto-estima

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado, agora eu tenho um autoconfiança maior,e concerteza as espinhas irão diminuir

    ResponderEliminar