quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tratamentos Naturais para o Acne

Tratamentos Naturais para a Acne
Cansado de fazer tratamentos inúteis para as borbulhas? Tratamentos recomendados que não resultaram? Descubra como o limão, a água, as vitaminas e outros tratamentos naturais podem combater as suas borbulhas.

Cuidados Fundamentais com a Pele
Técnicas de Lavagem Básicas
Rotina Básica de Lavagem da Acne

Antes de tentar outras técnicas de tratamento da acne, você deve ter a certeza que está a usar a rotina de lavagem adequada. Manter o seu rosto limpo requer que o lave duas vezes por dia, três vezes no máximo. Tenha cuidado para evitar o excesso de lavagens. A pele deve manter os níveis apropriados de pH para permanecer saudável. O excesso de lavagem fará com que o seu rosto fique seco e irritado, provocando mais erupção cutânea. Muitas vezes, as pessoas esfregam vigorosamente a pele quando a lavam. Não faça isto, porque provocará maior irritação na pele e, consequentemente, maior erupção cutânea.

Repare, a acne não é causada pela pele “suja", mas sim pelos poros obstruídos e infectados por bactérias. Consequentemente, lavar a pele, por si só, não evita a acne. A lavagem não é nenhum tratamento misterioso – ela não impede o aparecimento da acne. Serve simplesmente para remover a sujidade e a gordura da superfície da pele. Embora a lavagem por si só não possa impedir a acne, uma forma errada de lavagem pode agravar a acne.

Siga estas recomendações: lave o seu rosto delicadamente, fazendo movimentos circulares com as mãos ensaboadas. Não utilize toalhas ou panos na face, pois podem irritar a sua pele. Utilize um sabão suave, não agressivo. Enxagúe bem com água morna. Use uma toalha macia limpa, e seque delicadamente o rosto.

Métodos de Tratamento Universais
Métodos de Tratamento Universais para a Acne

O tratamento da acne, as técnicas e as indicações para prevenir a acne, assentam em métodos universais utilizados para tratar a acne. Os métodos são:

• Matar ou evitar as bactérias responsáveis pela infecção da acne
• Reduzir a produção de gordura (sebo)
• Esfoliar as células mortas da pele para impedir a obstrução dos poros

Experimente os tratamentos naturais para a acne e os conselhos para a acne. Repare que alguns destes tratamentos levam tempo, por isso dê um intervalo de 2 a 4 semanas até começar a ver resultados.


Evitar o Toque Facial
Toque

Talvez seja uma das recomendações a que se presta menos atenção. Deixe de pôr as mãos no rosto! Muitas pessoas apoiam a cabeça na mão enquanto lêem, ou apoiam o queixo ou coçam-no enquanto pensam. Evite friccionar, tocar ou coçar a pele com as mãos. As suas mãos contêm muitas bactérias que podem causar as erupções cutâneas características da acne. Tenha também cuidado com o telefone. Limpe-o frequentemente com álcool, uma vez que está em contacto com a pele podendo, consequentemente, causar mais acne.


A Acne e o Barbear

Os homens com acne que se barbeiam devem tentar fazê-lo com a máquina eléctrica e com a lâmina, para verificar qual dos dois métodos é mais confortável. Se usar a lâmina, amacie a barba com água morna antes de aplicar o creme ou espuma de barbear. Para evitar cortar as borbulhas, passe com a lâmina tão suavemente quanto puder. Barbeie-se apenas quando necessário e use sempre uma lâmina afiada.


A Acne e os Cosméticos

Quer use uma base líquida ou uma base mista, procure as que não têm óleos e não apenas as que são à base de água. Escolha produtos que são "não-comedogénicos" (não devem causar pontos negros ou brancos) ou "não-acnegénicos" (não devem causar acne). Retire os cosméticos todas as noites com água e sabão.


Vitaminas e Plantas
Suplementos com Acidophilus

Acidophilus
Provavelmente está a pensar o que quer dizer esta palavra esquisita, não é? Bem, deixe-nos falar-lhe um pouco sobre os acidophilus. Os acidophilus são as bactérias “boas” que residem no nosso intestino. São bactérias boas porque lutam contra as bactérias más que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Então, pergunta você: qual é o problema do acidophilus?

O problema aqui é que há determinadas coisas que fazem diminuir o número de bactérias boas presentes nos intestinos. O resultado é que menos bactérias boas fazem com que as bactérias más aumentem, aumentando as probabilidades de doenças (incluindo a acne). As possibilidades de isto acontecer aumentam se você tomar demasiados antibióticos e outros medicamentos, água clorada, comida rápida e processada, pois assim irá precisar de uma quantidade suplementar de acidophilus para restaurar os níveis das bactérias boas no seu organismo. Os estudos demonstraram que os suplementos de acidophilus ajudam em muitas doenças (o acne é uma dessas doenças).
Muitas pessoas sugerem a ingestão de um iogurte por dia como forma de suplemento dos acidophilus. Contudo, não o recomendamos por várias razões. Muitas pessoas não gostam do sabor e da textura do iogurte, as quantidades de acidophilus podem variar demasiado, conforme a capacidade dos acidophilus para sobreviverem ao processamento e à distribuição, e os ciclos de armazenamento que podem durar diversas semanas podem constituir um problema. Por isso, o melhor será comprar acidophilus numa loja de produtos naturais, em doses standard encontradas sob a forma de cápsulas ou comprimidos. Os médicos e os nutricionistas recomendam entre duas a três cápsulas/comprimidos por dia. Deverá complementar a sua dieta com o suplemento de acidophilus antes de cada refeição.

O acidophilus irá combater as bactérias na parte interna frontal. A melhor forma de tratar a acne é tratá-la em diversas partes: interna, externa e aptidão (física e mental). Tome acidophilus em conjunto com os outros tratamentos internos e externos para obter resultados máximos.

Suplementos de Plantas para a Acne
Plantas

As plantas podem ser um dos melhores tratamentos naturais para a acne. Contudo, não espere resultados excepcionais durante a noite. As plantas fazem efeito lentamente no organismo e produzem resultados só ao fim de algum tempo. Faça um tratamento regular durante 2-3 semanas antes de examinar a eficácia do tratamento. Tome as doses recomendadas na embalagem.
Os suplementos de plantas incluídos no tratamento do equilíbrio hormonal são o extracto de bagas de palmito no caso dos rapazes e o extracto de bagas da árvore de casto no caso das raparigas.
A equinácea pode ser usada para fortalecer o sistema imunitário, para lutar contra as bactérias causadoras da acne. Também outras plantas podem contribuir para isso, como é o caso da alfafa, a raiz de bardana, a caiena, a raiz de dente-de-leão, as combinações de plantas AKN e BFC, o trevo vermelho e a raiz de doca amarela. As pílulas de extracto de chá verde mostraram também diversos resultados em alguns indivíduos. A dose recomendada é normalmente de 900mg por dia. Há um produto ervanário denominado por Musaffeen, que recomendamos vivamente. Existem relatórios sobre a extrema eficácia deste produto. Visite também o site na Internet www.musaffeen.com. (Simplesmente ignore a propaganda de vendas na página de Internet deles; o produto é realmente fantástico.)

Reforço Vitamínico para Melhorar a Saúde da Pele
Vitaminas


Alguns indivíduos obtiveram resultados excepcionais utilizando este reforço vitamínico:

1000mg de Vitamina C
400 IU de Vitamina E
100mg de Complexo de Vitamina B

Benefícios do Suplemento de Zinco
Zinco

O zinco é um mineral que mostrou beneficiar a acne num estudo científico. Os resultados foram comparados aos da tetraciclina. Mas atenção: as doses elevadas de zinco são tóxicas. Evite exceder as 100mg diárias de zinco, na alimentação ou na forma de suplemento. À partida, o ideal é a toma de cerca de 50mg/dia. Recomenda-se também a toma diária de multi-vitaminas, porque o aumento dos níveis de zinco requer mais quantidade de cobre e de magnésio. Analise a eficácia dos resultados ao fim de 14 semanas. Alguns indivíduos constataram resultados no prazo de 3 semanas. A acne poderá piorar, antes de melhorar efectivamente durante a utilização do suplemento de zinco.

Naturalmente, o zinco não cura a totalidade da sua acne. Contudo, alguns indivíduos manifestaram uma eficácia de 75% no tratamento da acne.

O zinco contribui para a regeneração dos tecidos e previne a formação de cicatrizes. É também importante na resistência do organismo a infecções e inflamações.


Esfoliação
Esfoliação com Vinagre Branco Destilado
Vinagre Branco Destilado

Há quem use o vinagre branco destilado regularmente, mas se tiver a pele sensível, pode achar que o vinagre seja demasiado forte. Poderá diluir o vinagre num pouco de água e depois ir aumentando gradualmente a concentração, até encontrar um nível adequado a si. Atenção, esta solução deverá queimar e arder um pouco. Lave primeiro o rosto, delicadamente, com um sabão suave e enxagúe bem. De seguida, aplique o vinagre no rosto antes de ir para a cama. Faça a aplicação com uma bola de algodão e deixe actuar durante 5-10 minutos, enxaguando com água fresca. Nos primeiros 7 dias, poderá não ver nenhum resultado. Aliás, o seu estado poderá mesmo ficar pior. Dê tempo ao tempo e aguarde entre 2-3 semanas para avaliar a eficácia do tratamento.

Método de Esfoliação Natural com Limão
Esfoliação Natural
O tomate ou o limão (aliás, qualquer citrino) são excelentes esfoliantes naturais. Actuam como agentes desincrustantes da pele, removendo as células mortas da pele dos poros obstruídos. O limão é o nosso favorito.

Corra para o frigorifico e prepare-se. O que precisa de fazer é o seguinte: lave o rosto e enxagúe-o cuidadosamente. Esprema um limão fresco para uma tigela pequena e ponha o sumo numa bola de algodão. Aplique a bola de algodão no rosto. Repita, embebendo a bola de algodão no sumo de limão, conforme necessitar. Deixe secar completamente o sumo de limão no rosto, durante cerca de 10 minutos, e enxagúe com água fresca. O sumo de limão poderá fazer o seu rosto arder ou picar ligeiramente. Se tiver a pele sensível, poderá diluir o sumo com água. Siga este procedimento uma a duas vezes por dia e notará resultados surpreendentes em poucos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário